|
FIGURAS EM TRÂNSITO
O Projeto
O projeto Figuras em Trânsito iniciou suas atividades em maio de 2005, após ser aprovado entre os pontos de cultura do programa Cultura Viva / Governo Federal para o estado de Sergipe. Este programa federal visa financiar ações comunitárias que estimulem o desenvolvimento cultural da região, diminuindo a exclusão social através da disseminação de conhecimentos (formação) e produção artística.
E é sob esses princípios gerais que se fundamenta o trabalho da Casa Curta-SE com o projeto Figuras em Trânsito. A maior ação consiste em promover o curso de Iniciação ao Audiovisual, que conta com um grupo de 30 estudantes, sendo 20 universitários e 10 do ensino médio. Todos eles são da rede pública.
Esses jovens estão tendo acesso ao mundo audiovisual, estudando disciplinas como História do Cinema e da Arte, Roteiro, Animação, entre outras, seja com seus professores regulares ou com convidados pela Casa Curta-SE, a exemplo dos cineastas premiadíssimos Torquato Joel e Tetê Matos, do cartunista Alan Sieber, criador da Tosco Graphics e da professora Maria Dora Mourão.
O Figuras em Trânsito tem bastante teoria, mas não foge à prática. Com o primeiro encontro regional dos pontos de cultura realizado em Aracaju, os alunos puderam produzir pequenos vídeos e ter contato com a equipe do Programa Cultura Digital/ MinC, que defende a bandeira do software livre e do creative commons, nomes até então pouco famosos entre o pessoal do projeto.
Recentemente, 16 dos 30 alunos do curso de Iniciação foram admitidos na Casa Curta-SE como agentes Cultura Viva, uma ação também do programa federal que chegou aos pontos de cultura. Eles foram selecionados através de requisitos que, entre eles, exigia comprovação de baixa renda familiar. Esses jovens recebem bolsas de R$ 150 mensais e têm a oportunidade de aprender, sem falar na chance de ajudar à família e começar a pensar em um futuro concreto.
Como um projeto de difusão de obras audiovisuais, o Figuras em Trânsito pretende estimular o contato da população escolar da cidade com obras audiovisuais brasileiras e culturais. Contato este que se perdeu ao longo das últimas duas décadas, devido ao sucateamento da produção cinematográfica brasileira e ao encolhimento do parque exibidor (que eliminou os cinemas de bairro e inflacionou o preço dos ingressos). Os integrantes do projeto também têm acesso à videoteca da Casa Curta-SE, onde eles têm contato com filmes e vídeos que de outra forma não teriam conhecimento, numa ação que visa estimular a atividade cineclubista.
Conheça mais sobre o Figuras em Trânsito na seção NOTÌCIAS e saiba mais também sobre os programas Cultura Viva e Cultura Digital acessando os banners que estão no rodapé da página principal.
ASSISTA OS VIDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS NO FIGURAS EM TRÂNSITO DURANTE ENCONTRO REGIONAL DE PONTOS DE CULTURA EM ARACAJU.
|